terça-feira, 9 de março de 2010

SINTESE GERAL DAS AULAS

SINTESE GERAL DAS AULAS: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO


As aulas da disciplina linguagens e educação foram de grande importância para a nossa formação, pois em todas as aulas aprendemos que a linguagem é um sistema de signos e também um sistema simbólico. Somente o homem é dotado de linguagem e essa linguagem pode ser oral e escrita que por sua vez são tipos de linguagem verbal que nada mais é do que a manifestação do pensamento abstrato.

Também aprendemos que signo é uma coisa que esta no lugar de outra, ou seja, é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém e pode ser arbitrário não arbitrário, pode ser do tipo ícone quando o desenho tem semelhança com o objeto, a exemplo, as fotos e pinturas. Pode ser também do tipo índice quando é uma a relaçao que afeta a existencia do objeto ou por ela e afetada, se a relaçao é arbitraria regida simplesmente por convenção, temos os símbolos.

A linguagem tem três funções básicas que é a comunicação, representação e pratica social. A linguagem na comunicação tem a função de interagir um ser humano com outros e com o mundo, na pratica social ela se manifesta através do pensamento e das artes.

Na disciplina linguagens e educação também vimos à semiótica que é a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. A semiótica abrange todas as áreas que envolvem as linguagens e os sistemas de significação, tais como:
-Linguistica-linguagem verbal
-Matematica-linguagem dos números
-Biologia-linguagen da vida
-Direito-linguaens das leis
-Artes-linguagem estética
A semiótica tem a utilidade de possibilitar a descriçao e analise da dimensão representativa de objetos processos ou fenômenos em categorias ou classes organizadas e tem como seus principais autores, Peirce, Humberto Eco e Thomas Sebeok.

Também estudamos na disciplina a Triadomania que se classifica em primeiridade, segundidade e terceiridade.

-Primeiridade-A primeira coisa ou sentimentos que recebemos das coisas.
-Segundidade-Categoria do relacionamento direto, de um embate de um fenômeno de primeiridade com outro.
-Terceiridade-Categoria de inter-relação de triplo termo: interconexão de dois fenômenos em direção a uma síntese, lei, regularidade, convenção, continuidade, etc...

Estudamos também as concepções de linguagem como exemplo a linguagem cientifica que tem como características, a função informativa que é adequada à transmissão de conhecimento e informação, a função expressiva que é adequada à comunicação e a função persuasiva que é adequado ao discurso (retórica).

Além de todos esses conteúdos que estudamos durante todo o semestre, também tivemos como suporte teórico varia apostilas sobre os mais variados temas e autores, filme que nos ajudaram a refletir o uso e a existência dos vários tipos de linguagem, aulas pratica no laboratório de informática da universidade e tivemos o contato com uma ferramenta de comunicação muito eficiente e proveitosa que é o BLOG. Assim, tivemos uma disciplina proveitosa com conteúdos e aulas bastante dinâmicas e construtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário