terça-feira, 9 de março de 2010

MEMORIAL:LINGUAGENS E EDUCAÇÃO

MEMORIAL: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO



Em todas as fases das nossas vidas nos deparamos com os mais variados tipos de linguagem que constituem uma peça chave para a comunicação e para a expressão de desejos e sentimentos. Assim, falar de como a linguagem esteve presente em minha vida é falar de uma das coisas que me ajudou a ser que sou hoje.

Começando pela infância onde a linguagem tem inicio e em uma presença marcante por se caracterizar em uma linguagem que não se inicia com a linguagem oral, e sim com outros tipos de linguagem como a corporal, que é peculiar dos bebes que quando querem alguma coisa fazem gestos com o corpo ou choram para serem entendidos. Saindo um pouco de quando eu era tão pequeno e avançando a frente, lembro-me que quando entrei na escola teve inicio a presença das linguagens com maior significado, pois foi aí que comecei as minhas primeiras experiências escritas, e leituras das letras e números que são umas das mais importantes formas de comunicação. Na escola tudo era ilustrado, as salas tinham o alfabeto e ao lado de cada letra tinha um desenho de alguma coisa para representá-la, o mesmo era feito com os números que tinham sempre desenhos em quantidades que os representava, mas não era só nas salas que isso acontecia, em todo ambiente escolar tinham ilustrações daquilo que representava, como por exemplo, os banheiros que tinham na suas portas o desenho de um menino para representar o banheiro masculino e um desenho de uma garota para indicar o feminino, na cantina tinha o desenho de um garoto lanchando. Através da leitura desses símbolos e ícones entendíamos que ali era justamente o que representava aquela figura.

Indo um pouco mais a frente do tempo, lembro-me dos momentos em que usávamos a linguagem musical, que fez e faz parte de toda aminha vida. Os professores sempre iniciavam as aulas com o cântico de canções que tinham em sua letra o desejo de um bom dia para todos, o bom comportamento, o respeito ao professor e aos coleguinhas, ensinando a lavar as mãos, escovar os dentes, entre outras coisas que eram transmitidas a todos nos através da linguagem musical que nessa parte teve uma grande importância.

As brincadeiras também estimulavam o desenvolvimento das linguagens, como as brincadeiras de mímica que nos induziam a transmitir uma mensagem sem usar a linguagem oral ou escrita, usando somente os gestos corporais e o mais interessante e que na maioria das vezes os meus coleguinhas entendiam o que eu que queria dizer. Como essa, outras brincadeiras também estimulavam a linguagem, ou seja, a brincadeira e na sua essência a linguagem em que todas as crianças se entendem.


Ainda na vida escolar tive experiências teatrais, que me levaram a compreender a importância não só da linguagem oral, nas minhas interpretações na escola envolvia um jogo de linguagens que levavam a um só objetivo. Esse conjunto de linguagens despertavam nos espectadores da peça sentimentos e levavam às vezes mensagens e lições de moral que eram temáticas de acordo com o objetivo da peça teatral da escola.


Em todos os momentos é indispensável o uso da linguagem, pois ela tem a função de comunicação, informação, entre outras funções que caracterizam a importância da linguagem em nossas vidas. Na minha principalmente, que vi nas minhas experiências tanto estudantis, quanto particulares a presença de vários tipos de linguagem que no momento vivido eu não refleti, mas, que agora posso refletir sobre o verdadeiro sentido das linguagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário