terça-feira, 9 de março de 2010

FILME:ESPELHO D'ÁGUA

FILME: ESPELHO D’AGUA



Espelho d’água é uma viagem ao longo do Rio São Francisco vivida pelo fotografo Henrique, que através da linguagem fotográfica ou linguagem por meio de imagens, vai retratando e repassando tudo o que é captado pelas lentes de sua câmera.
Populações ribeirinhas com diferentes formas de se expressarem, de agir e de falar, junto com as mais belas paisagens da fauna e da flora são vistas durante essa incrível viagem ao longo do curso do velho Chico. Alem de retratar o cotidiano de lavadeiras, pescadores, artesãos, barqueiros e defensores da ecologia, espelho d’água é antes de tudo uma forma de linguagem, ou seja, é uma linguagem teatral que revela as mais variadas formas de se movimentar e de falar para conseguir uma boa atuação em cena, é claro, contando com um grande elenco que o compõe, espelho d’água não poderia ter tido outro resultado diferente se não o que foi apresentado.

Mas deixando os aspectos técnicos do filme e analisando as suas mais variadas formas de linguagem como a teatral, a fotográfica, a musical e dentre outras a linguagem cultural que em minha opinião é vista com muita força, ate por que o filme se passa ao longo de uma viagem que percorre varias cidades e ate mesmo vários estados brasileiros. Mas o que vimos não foi somente isso, e sim algumas coisas a mais, como as manifestações religiosas que foram por parte esquecidas a exemplo de fieis que dormem na igreja com a santa a celebração com cabaças iluminadas entre outras que foram sendo esquecidas ao longo do tempo. Alem dessas manifestações também temos as de caráter mítico que também expressa linguagem cultural quando então se fala em personagens míticos que são citados na trama a exemplo do bicho d’água, curupira, pé de garrafa que são entidades que habitam o fundo do mar.
Dentre as diversas linguagens que foram trabalhadas no filme, ele não teria o mesmo efeito se não tivesse a presença da linguagem musical. A musica representa nas suas mais variadas formas uma forma de linguagem que diz muito sobre quem canta e quem compõe. No filme, também temos essa linguagem tão marcante e tão popular que é a musica, que não foi à-toa que ela foi escolhida para compor a trilha sonora, ela representa um ritmo nordestino que como o forro e que as vezes tem uma letra que fala sobre o sofrimento e a luta dos nordestinos. Assim se faz a importância da linguagem musical que traz na sua letra e no seu ritmo as características regionais de seu povo.

Assim temos em Espelho d’água uma incrível aventura ao longo de um dos mais importantes rios do Brasil e um misto das mais variadas formas de linguagem que são de suma importância para as formas de expressão que estão presentes no cotidiano de todos nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário