terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

LINGUAGENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Linguagens e as novas tecnologias


Com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, têm sido aberto cada vez mais, espaços que possibilitem as trocas de opiniões, expressões de sentimentos, compartilhamento de descobertas, entre outras formas de informações que essas novas tecnologias têm propiciado. É nesse cenário que aparecem as mais variadas formas de linguagens que são usadas em meio a essa rede de relacionamentos.

Um dos maiores fenômenos que tem mudado de forma significativa as formas de comunicação e de linguagem, e a chamada rede mundial de computadores ou internet, que tem levado aos internautas informação, serviços, lazer e etc. A internet tem possibilitado a troca de informações e a comunicação entre pessoas de outras cidades, estados ou ate mesmo de outros paises através de sites de relacionamento que permitem que as pessoas adicionem fotos, vídeos, entre outros arquivos que podem ser enviados via e-mail para outras pessoas.

Nessa troca vemos, e com muita força e importância, vemos a presença das mais variadas formas de linguagem que possibilitam essa troca não só no cenário das novas tecnologias, mais também em outros espaços. Falando em espaços diversos, o que temos discutido com freqüência é o uso das tecnologias em espaços de educação. Nesse tipo de ambiente têm sido implantado aparatos tecnológicos como computadores, internet, data show e etc., onde essas tem sido utilizadas para melhorarem a qualidade das aulas, tornando as aulas dinâmicas e menos repetitivas, ou seja, mudando as linguagens empregadas durante as aulas, mudando de aula dada apenas com exposições orais e escritas para aulas com vídeos, slides com um show de efeitos visuais e pesquisas feitas on line. Tudo isso seria maravilhoso se tivéssemos professores qualificados e preparados para lidarem com as novas tecnologias dentro dos ambientes educacionais. Muitos professores ainda não estão familiarizados com essas novas tecnologias e acabam por não fazerem uso dela, mas em outros casos são as escolas que não disponibilizam dessas tecnologias por falta de recursos e continuam naquela aula tradicional que muitas vezes não chama a atenção dos alunos e por tanto não há aprendizagem nessa forma de linguagem tradicional.

Essa revolução nas formas de comunicação também tem causado grande repercussão nas formas de linguagens como por exemplo os sites de relacionamento que tem influenciado na escrita das palavras como por exemplo as palavras você, que se escreve “vc”, tudo bom, que se escreve “TDB”, entre outras que foram abreviadas com o objetivo de tornar a comunicação mais rápida e objetiva, mudando assim a forma escrita da linguagem.


Assim, as novas tecnologias tem reformulado de forma significativa as formas de linguagem oral e escrita, e por isso temos que estar interados com essas transformações para não ficarmos desatualizados delas e prontos para lidar com as suas mais variadas manifestações que podem ser nas mais variadas horas e locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário